terça-feira, 4 de abril de 2017

PRA QUE SERVE O SIMULADO?

        O Colégio Estadual Padre Mello realiza nos dias  04 e 05 de abril de 2017 o primeiro simulado Geral das turmas do Ensino Fundamental e Médio.

        Através da realização de um Simulado a escola tem  a oportunidade de reproduzir algumas exigências de um ambiente de prova típico de Vestibular, ENEM , Concurso e Avaliações Externas. Estabelecendo horários inflexíveis, disciplina e postura numa sala de aula, exigindo respeito as regras de convencionais de convivência, adquirindo hábitos para respeitar a fala do professor e do colega, não conversando durante a prova para não atrapalhar o raciocínio do colega ao lado, aprendendo a ter foco no que está fazendo, concentrando naquilo que é pedido. O simulado é uma amostra de preparação para a vida, para adequação do indivíduo ao ingresso ao mundo do trabalho e /ou de uma escolarização de Nível Superior.
          Unir a escola e a família, com intuito de formar cidadãos que exerçam a cidadania, fornecendo-lhes meios para progredir no trabalho e estudos posteriores é a Missão do CE Padre Mello .                                                                                                     
          Ser uma escola que educa para a conscientização ética, com respeito, cooperação e a busca da divisão de responsabilidades com os pais e /ou responsáveis são os valores difundidos pelo Colégio. O dia da prova passa ser também o dia de se pensar, naquilo que não aprendi por que estava brincando, não prestei atenção ou não entendi a fala do professor, dia de conscientizar nosso aluno da importância de se estudar.  Em contrapartida também a correção das avaliações é um momento ímpar para o professor que terá  uma visão geral do desempenho de seu aluno em outras disciplinas. Ao corrigir o simulado das outras disciplinas, o professor avalia o desempenho do aluno como um todo, tendo a oportunidade de reavaliar sua metodologia de ensino ao verificar onde o ensino não se tornou aprendizagem. O simulado é um ponto de partida para o trabalho com a Recuperação Paralela, um diagnóstico dos conteúdos que precisam ser revistos, de  onde o processo ensino/ aprendizagem não evoluiu. Para a Coordenação Pedagógica e Direção, o simulado é uma visão geral do cotidiano da escola, do envolvimento dos professores, do desempenho do alunos, das falhas que precisam ser revistas, das fraquezas do Colégio que necessitam mais atenção. O simulado trabalhado com seriedade traz respeito e valorização ao Colégio.
        Estar entre as escolas com maior índice nas avaliações externas , sendo reconhecida como escola padrão no município de Bom Jesus do Itabapoana, resgatando a auto estima de professores e alunos é Missão do CE Padre Mello que está sendo alcançada graças ao comprometimento dos professores que não medem esforços para alcançar uma educação com melhor qualidade.
















domingo, 19 de março de 2017

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA - A ÁRVORE DOS SONHOS





           No mês de fevereiro de 2017, os professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio do CE Padre Mello realizaram uma avaliação diagnóstica de todas as turmas, deste ano letivo, inserindo no projeto "Nunca deixe de sonhar", a dinâmica da Árvore dos Sonhos. 
          Para chegar a um resultado satisfatório desta avaliação, os professores utilizaram vários recursos que ajudaram nossos alunos a analisar questões relevantes do seu desempenho escolar, suas perspectivas pessoais e anseios coletivos. O assunto discutido exaustivamente, ressaltou a importância de não somente conhecermos nossos sonhos, mas termos ciência das dificuldades e entraves na sua realização. Dentre os recursos utilizados, os filmes motivacionais, tiveram a intenção explicita de demostrar que os desafios estão presente na vida de todos nós, mas que é necessário ter determinação e traçar metas para alcançarmos nossos objetivos.





      Vários professores usaram do relato de sua vida, como recurso para ilustrar sua aula. Dinâmicas utilizando balões, como a  "proteja seu sonho", Capsulas do tempo, redações, documentários, formulários com diagnósticos sócio-econômico, textos, pactos de convivência e conversa informal foram recursos que ajudaram a elucidar a construção da árvore.










      Cada turma construiu sua árvore de forma muito criativa e o resultado da avaliação foi muito positivo. Sendo possível analisar junto com os alunos  suas expectativas profissionais, mostrando as oportunidades existentes atualmente, para um aluno cursar o Ensino Superior. Assuntos relacionados ao ENEM, PROUNI, SISU e FIES foram discutidos em sala de aula. Como também os relacionadas aos Cursos Técnicos e o Empreendedorismo.  Lembramos aos nossos alunos que dentro do prédio CE Padre Mello, funciona o CEDERJ, uma oportunidade de prosseguir os estudos, numa Instituição com ensino de qualidade,  dentro de nossa cidade, com cursos inteiramente gratuitos.
      Os professores puderam perceber a quantidade de dúvidas que nossos alunos possuem e o quanto as informações são necessárias para que esses sonhos tornem realidade.









      






Os servidores do CE Padre Mello também compartilharam seus sonhos com a comunidade escolar .



segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

domingo, 5 de fevereiro de 2017

A ÁRVORE DOS SONHOS


O Projeto Nunca Deixe de sonhar, que será implementado em 2017 no CE Padre Mello, inicia suas atividades com a aplicação da Dinâmica da “Árvore dos Sonhos”.
O projeto idealizado pelo Diretor Alexandro Cunha, deixa aberto aos professores, o uso da criatividade, na confecção da árvore de cada turma. Lançando mão do instrumento da dinâmica o CE Padre Mello procura estreitar os laços de amizade entre alunos e professores, fortalecendo assim os ideais comuns relacionados aos fins da Educação.
Objetivos:
Estreitar os laços de amizade e as relações interpessoais na sala de aula.
Incentivar os alunos a trabalharem em prol de seus sonhos, transformando-os em objetivos.
Desenvolver as potencialidades de cada aluno.
Descobrir dons e talentos entre os alunos.
Valorizar os ideais e sentimentos dos alunos.
Traçar metas para atingir seus objetivos.
Trabalhar o sentido da palavra determinação e resiliência. (Levando o aluno a compreender que com determinação, podemos vencer os obstáculos que atravessam os caminhos de nossos sonhos.)

Passo a passo:
Cada turma terá um professor mediador para orientar a construção da árvore, explicar e coordenar a dinâmica
O material utilizado ficará livre para cada turma escolher.
1.    O professor mediador apresentará o tronco de uma árvore com raiz e galhos.( pode ser um galho seco, uma árvore de MDF, um desenho, uma colagem etc...)
2.    Em seguida o professor mediador, explica as funções da parte da planta, dentro da dinâmica:
Copa: composta pelas folhas, flores e frutos. Representa nossos sonhos.
Caule e galhos: sustentam a árvore, precisa estar livre de pragas e parasitas ( desafios e obstáculos que tentam impedir nossos sonhos se concretizem)
Raiz: representa os insumos, aquilo que possuímos para garantir que nossa árvore cresça saudável. A raiz busca no solo água e nutrientes para sua sustentação. Nossa árvore se sustenta de fé, coragem apoio da família, incentivo da escola... amigos , etc.

3.    No terceiro passo, o professor mediador distribui o material onde será descrito os sonhos de cada aluno...sempre interferindo com sugestões, o que você deseja estudar? Em qual profissão deseja trabalhar? Qual curso sonha fazer? Onde sonha morar? O que gostaria de ser, quando crescer? Qual o seu projeto de vida? Os alunos também dão sugestões para os colegas. Solicitar que descrevam pelo menos três sonhos, um pessoal, um coletivo para sua escola, um sonho para a comunidade.
( o material utilizado para formar a copa, vai depender da criatividade de cada grupo, folhas, flores e frutos desenhados, recortados, etiquetas coloridas, cartõezinhos, vidros, embalagens e garrafinhas de festinhas de aniversário infantil, onde os sonhos serão guardados...)
4.    Árvore confeccionada é hora de cuidar...regá-la diariamente com muito incentivo e motivação.
5.    De acordo com a criatividade de cada turma, poderá ser inserida pedras no caminho da árvore, fungos, regadores chovendo palavras de incentivo.

Avaliação:
Observar o interesse e a participação dos alunos pela atividade proposta.
Verificar se as respostas dos alunos atenderam aos objetivos propostos no projeto.




sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

NUNCA DEIXE DE SONHAR


Nunca deixe de sonhar ...tema do projeto interdisciplinar que será desenvolvido pelo CE Padre Mello no ano letivo de 2017. Idealizado pelo Diretor Geral, Alexandro Cunha,tem por objetivo incentivar nossos alunos a trabalharem em prol da realização de seus sonhos.
O projeto possuí uma estrutura atípica. Não possuí uma culminância e sim uma introdução que dará ênfase ao assunto, logo nas primeiras aulas.A Equipe Pedagógica reunida com os professores nesta sexta-feira  dia 03 de fevereiro, lançou a ideia e os professores reunidos em suas áreas de atuação, traçaram o esboço das atividades que serão desenvolvidas nesse projeto. Sandro sugeriu que logo de início fosse confeccionada a árvore dos sonhos, cada turma  irá confeccionar sua árvore, com a orientação dos professores.Em seguida foi realizada uma "Tempestade de Idéias", selecionando as dinâmicas que serão realizadas no mês de fevereiro, relacionadas ao projeto "nunca deixe de sonhar".
E por falar em dinâmica, Sandro iniciou a Reunião Pedagógica no Pátio do Colégio, enfatizando as relações interpessoais, com uma espécie de amigo secreto, onde cada participante escrevia algo de sua vida que julgasse não ser do conhecimento do grupo, em um recorte de papel. Os papéis foram embaralhados. Cada participante recebeu uma informação sobre um colega e deveria adivinhar quem era a pessoa que se descreveu. a dinâmica rendeu muitas surpresas e brincadeiras.
Na sala de reuniões os assuntos da rotina Pedagógica foram tratados pela Coordenadora Pedagógica, Edinéia ficando acordado as datas e horários de planejamentos e os assuntos relacionados a Avaliação 

1ª REUNIÃO GERAL - ANO LETIVO DE 2017- NUNCA DEIXE DE SONHAR


No dia 31 de janeiro de 2017, foi realizada a primeira Reunião Geral do ano letivo de 2017. O diretor Geral Alexandro Cunha , reuniu os professores dos três turnos do CE Padre Mello, apresentando as diretrizes do ano em curso. 

Pauta da 1ª Reunião Geral do ano de 2017

SEMANA PEDAGÓGICA - 1º ENCONTRO




O primeiro encontro da Equipe Pedagógica do CE Padre Mello , no ano de 2017, foi realizado na Sala da Coordenação Pedagógica, no dia 30 de janeiro. Neste Encontro o diretor Alexandro Cunha , trouxe um convidado muito querido para Equipe, o professor João Paulo, diretor do CIEP 263 Lina Bo Bardi, que veio compartilhar suas ações de sucesso como gestor.Neste Encontro foram discutidos os seguintes assuntos:
Ø  A função da Equipe Pedagógica dentro de uma Escola. Atenção ao Planejamento, Controle e Avaliação. Não é possível apenas controlar sem que haja um planejamento...é necessário aplicar o PDCA em todas ações da Equipe Pedagógica. Para Avaliação do trabalho Pedagógico torna-se necessário pelo ao menos 2 horas de reunião de alinhamento semanal com toda Equipe da Coordenação Pedagógica.
Ø  A Necessidade de verificar o perfil dos Membros da Equipe Pedagógica em seguida elaborar o Quadro de Distribuição de Tarefas.
Ø   A urgência em otimizar o ambiente de Planejamento do professor. O ideal seria ter uma mesa redonda, também é necessário ter em mãos os instrumentos de trabalho Plano de Curso, Currículo Mínimo, Livro Didático.
Ø   A Necessidade de ter um Diário de Bordo, acessível a todos os membros da Equipe Pedagógica.
Ø  A importância de elaborar um livro de Protocolo para anotar todos os documentos, provas, e papéis recebidos dos professores.
Ø  A importância de  padronizar as avalições de um mesmo ano/série. Por exemplo: a avaliação de História da 801, 802 e 803 precisam ser iguais. Para que isso aconteça , é necessário que haja uma integração dos professores da mesma área.
Ø  Os três instrumentos de avaliação e suas pontuações, serem discutidos na reunião de planejamento, onde poderemos definir os valores para a Avaliação de sala de aula, a avaliação do simulado, a avaliação dos aspectos qualitativos e avaliação formal , prova.
Ø  Os critérios da avaliação qualitativa , devem ser bem claros e de conhecimento de alunos pais e ou responsáveis.
Ø  Uma nota unificada para o simulado, todas disciplinas são somadas e feito uma média com apenas um conceito.
Ø  Modelo de tratamento da Dependência (Progressão Parcial) do CIEP 263.O professor que deixou seu aluno de dependência, será responsável por ministrar três aulas anuais para o aluno e no mês de outubro é estipulada uma data para o dia “D” Onde haverá um provão de dependência para todos os alunos.
Ø  Para avaliar o aluno de dependência usam também o FLUBAROO                ( ferramenta que permite corrigir provas automaticamente)
Ø  Elaboração do Quadro de distribuição de tarefas, na equipe pedagógica.

Ø  Uso do Kanban.

Total de visualizações

Colégio Estadual Padre Mello

  • Av. Gov. Roberto SIlveira, 578 - Centro
  • Bom Jesus do Itabapoana, RJ
  • Ensino Fundamental 2º segmento
  • Ensino Médio
Tecnologia do Blogger.

Arquivo do Blog

Procure o Blog