sexta-feira, 22 de março de 2013

Projeto 5 S

   A palestra foi proferida pela Professora Marlúcia Lumbreras. O projeto 5 S foi criado por Kaoru Ishikawa, na década de 1950, após a Segunda Guerra Mundial. Ele surge a partir da necessidade das empresas japonesas se reestruturarem, com o intuito de otimizar e reorganizar seu processo produtivo. A iniciativa obteve grande êxito, tanto que até hoje é considerado o principal instrumento de qualidade e produtividade deste país.
     A sigla 5S refere-se a cinco sensos: utilização, ordenação, limpeza, saúde e auto-disciplina. Ou seja, o programa é baseado em uma filosofia profunda de práticas simples, que promove o crescimento contínuo das pessoas, utilizando elementos que fazem parte da sua rotina, aperfeiçoando-os, levando então a melhoria da qualidade de vida. O 5S é de fácil compreensão e aplicação, gerando resultados visíveis e, se seguidos, levam a resultados imediatos.







      

  


Dia Internacional da Água

A palestra sobre o Dia Internacional da Água foi proferida pelo Professor Marcelo. Dentre outros pontos ele ressaltou a importância deste bem e a situação nos dias de hoje. Tal ação coaduna com a escolha (feita pela ONU) do ano de 2013 como Ano Internacional da Cooperação Pela Água. Há de conscientizar a população sobre o uso deste patrimônio pois, se utilizarmos de maneira sustentável, as gerações futuras também poderão usufruir deste bem. A ONU considera que 2% da água potável, dentre os 70% que cobrem o globo, seriam mais que suficiente para que toda população vivesse de forma digna. Contudo, a poluição e o desperdício ameaça este recurso. Se nada for feito, o futuro é incerto.



























Total de visualizações

Colégio Estadual Padre Mello

  • Av. Gov. Roberto SIlveira, 578 - Centro
  • Bom Jesus do Itabapoana, RJ
  • Ensino Fundamental 2º segmento
  • Ensino Médio
Tecnologia do Blogger.

Arquivo do Blog

Procure o Blog