segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

domingo, 5 de fevereiro de 2017

A ÁRVORE DOS SONHOS


O Projeto Nunca Deixe de sonhar, que será implementado em 2017 no CE Padre Mello, inicia suas atividades com a aplicação da Dinâmica da “Árvore dos Sonhos”.
O projeto idealizado pelo Diretor Alexandro Cunha, deixa aberto aos professores, o uso da criatividade, na confecção da árvore de cada turma. Lançando mão do instrumento da dinâmica o CE Padre Mello procura estreitar os laços de amizade entre alunos e professores, fortalecendo assim os ideais comuns relacionados aos fins da Educação.
Objetivos:
Estreitar os laços de amizade e as relações interpessoais na sala de aula.
Incentivar os alunos a trabalharem em prol de seus sonhos, transformando-os em objetivos.
Desenvolver as potencialidades de cada aluno.
Descobrir dons e talentos entre os alunos.
Valorizar os ideais e sentimentos dos alunos.
Traçar metas para atingir seus objetivos.
Trabalhar o sentido da palavra determinação e resiliência. (Levando o aluno a compreender que com determinação, podemos vencer os obstáculos que atravessam os caminhos de nossos sonhos.)

Passo a passo:
Cada turma terá um professor mediador para orientar a construção da árvore, explicar e coordenar a dinâmica
O material utilizado ficará livre para cada turma escolher.
1.    O professor mediador apresentará o tronco de uma árvore com raiz e galhos.( pode ser um galho seco, uma árvore de MDF, um desenho, uma colagem etc...)
2.    Em seguida o professor mediador, explica as funções da parte da planta, dentro da dinâmica:
Copa: composta pelas folhas, flores e frutos. Representa nossos sonhos.
Caule e galhos: sustentam a árvore, precisa estar livre de pragas e parasitas ( desafios e obstáculos que tentam impedir nossos sonhos se concretizem)
Raiz: representa os insumos, aquilo que possuímos para garantir que nossa árvore cresça saudável. A raiz busca no solo água e nutrientes para sua sustentação. Nossa árvore se sustenta de fé, coragem apoio da família, incentivo da escola... amigos , etc.

3.    No terceiro passo, o professor mediador distribui o material onde será descrito os sonhos de cada aluno...sempre interferindo com sugestões, o que você deseja estudar? Em qual profissão deseja trabalhar? Qual curso sonha fazer? Onde sonha morar? O que gostaria de ser, quando crescer? Qual o seu projeto de vida? Os alunos também dão sugestões para os colegas. Solicitar que descrevam pelo menos três sonhos, um pessoal, um coletivo para sua escola, um sonho para a comunidade.
( o material utilizado para formar a copa, vai depender da criatividade de cada grupo, folhas, flores e frutos desenhados, recortados, etiquetas coloridas, cartõezinhos, vidros, embalagens e garrafinhas de festinhas de aniversário infantil, onde os sonhos serão guardados...)
4.    Árvore confeccionada é hora de cuidar...regá-la diariamente com muito incentivo e motivação.
5.    De acordo com a criatividade de cada turma, poderá ser inserida pedras no caminho da árvore, fungos, regadores chovendo palavras de incentivo.

Avaliação:
Observar o interesse e a participação dos alunos pela atividade proposta.
Verificar se as respostas dos alunos atenderam aos objetivos propostos no projeto.




Total de visualizações

Colégio Estadual Padre Mello

  • Av. Gov. Roberto SIlveira, 578 - Centro
  • Bom Jesus do Itabapoana, RJ
  • Ensino Fundamental 2º segmento
  • Ensino Médio
Tecnologia do Blogger.

Arquivo do Blog

Procure o Blog