sexta-feira, 24 de abril de 2015

Espaço Cultural Luciano Bastos - Bom Jesus do Itabapoana, RJ, Brasil: PADRE ANTONIO FRANCISCO DE MELLO, O PADRE MELLO

Espaço Cultural Luciano Bastos - Bom Jesus do Itabapoana, RJ, Brasil: PADRE ANTONIO FRANCISCO DE MELLO, O PADRE MELLO: Antonio Francisco de Mello nasceu no arquipélago português dos Açores, no mês de abril de 1863. No ano de 1885 foi ordenado sacerdote cató...

quinta-feira, 23 de abril de 2015

GINCANA: CARNAVAL DA SUSTENTABILIDADE

       
GINCANA : CARNAVAL DA SUSTENTABILIDADE

 A proposta do CE Padre Mello para o ano de 2015 será a realização de um projeto ambiental envolvendo todas as disciplinas  do Ensino Fundamental e Médio,para divulgar práticas de uma cultura de sustentabilidade, tendo a escola como ponto de partida e exemplo politicamente correto de entidade educadora e transformadora de opiniões , sendo coerente em suas atitudes, para então, transpor as fronteiras da escola para a sociedade, intervindo na melhoria da qualidade de vida da família de nossos alunos e da pessoas que forem atingidas pelos ideais e atitudes promovidas pelo projeto em questão.
       No dia 12 de fevereiro , toda escola se reunião no  na quadra do CE Padre Mello para realizar a Gincana: Carnaval da Sustentabilidade.As Equipes IPÊ, JACARANDÁ , MANACÁ, PAU-BRASIL, JEQUITIBÁ, CEDRO e ANDIROBA. Cumpriram as tarefas , apresentando um cartão com o tema da equipe, uma fantasia com material reciclado ,o mascote da equipe confeccionado com material reutilizado , todas as equipes criaram seu  grito de guerra e agitaram a gincana com um show de criatividade.

      













APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS DO 1º SAERJINHO DE 2015

                           "Toda criança merece um campeão" 
  Essa frase em destaque norteou a reunião de apropriação dos resultados do SAERJINHOna sala de matemática do CE Padre Mello, o diretor geral Sandro Cunha ,iniciou a reunião com o vídeo motivacional e assim como a palestrante que passou sua mensagem de incentivo aos profissionais da educação,ressaltou que precisamos mais do nunca achar o profissional que gosta de ensinar, que faça com que seu aluno sinta-se um campeão.
 Após corrigir todas as provas do Saerjinho 9º ano, analisar todos os itens, verificando no caderno de resposta do aluno, como o aluno chegou aquela resposta, sendo certa ou errada.Sandro , produziu os gráficos por turma. Apresentou para grupo de professores presentes que comentaram as respostas dos alunos , a equipe então procurava entender como o aluno chegou a aquela resposta,se realmente se apropriaram do conhecimento, ou se foi no "chute". Discutiram o  que será preciso ser trabalhado para recuperar os conteúdos previstos nos descritores. Através da análise minuciosa do  SAERJINHO detectamos o que ainda preciso ser feito para melhorar os resultados.      

       Os professores se surpreenderam com os resultados das turmas, alguns foram inesperados.Sandro enfatizou a importância da leitura, o quanto precisamos fazer nossos alunos lerem mais. Os erros mais freqüentes estavam sendo cometidos, pela falta de um vocabulário mais rico, nossos alunos erram questões simples, porque não entendem o sentido de algumas palavras. Essa falha na educação só será corrigida com o incentivo à leitura. Será uma preocupação não somente dos professores de Língua Portuguesa, mas sim de todas as disciplinas. A professora matemática ,Júcia, relatou que um aluno perguntou o significado da palavra ressarcir, ela disse que seria o mesmo que indenizar, e o aluno respondeu que continuava sem entender. Júcia precisou explicar detalhadamente. Questões de matemática, não são resolvidas, não pelo fato do professor não ter trabalhado aquele descritor, mas sim porque os alunos não interpretam o que lêem. Ressaltou a professora.

  Sandro lembrou que ainda este ano teremos que implementar com urgência o projeto de leitura baseado nas notícias da atualidade, para que possamos fazer o aluno do CE Padre Mello venha interagir com os meios de comunicação e não somente com redes sociais.Precisamos fazer com que o nosso aluno leia jornais , assista um noticiário.Se ele não faz isso em casa , temos que
 trazer estas informações para dentro do Colégio.

    



O SAERJINHO analisado foi o do 9º ano Português e Matemática.Estavam presentes professores de Química, Geografia , Física e demais disciplinas. A importância do envolvimento de todos os professores na avaliação externa é de justamente analisar o quanto é importante avaliarmos nosso trabalho, refletir o que estamos produzindo em termos de educação e como as diversas disciplinas se interagem e se complementam para que nosso produto final possa ter excelência, ou seja que a qualidade da educação no Colégio Estadual Padre Mello faça a diferença.


     

Total de visualizações

Colégio Estadual Padre Mello

  • Av. Gov. Roberto SIlveira, 578 - Centro
  • Bom Jesus do Itabapoana, RJ
  • Ensino Fundamental 2º segmento
  • Ensino Médio
Tecnologia do Blogger.

Arquivo do Blog

Procure o Blog