domingo, 19 de março de 2017

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA - A ÁRVORE DOS SONHOS





           No mês de fevereiro de 2017, os professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio do CE Padre Mello realizaram uma avaliação diagnóstica de todas as turmas, deste ano letivo, inserindo no projeto "Nunca deixe de sonhar", a dinâmica da Árvore dos Sonhos. 
          Para chegar a um resultado satisfatório desta avaliação, os professores utilizaram vários recursos que ajudaram nossos alunos a analisar questões relevantes do seu desempenho escolar, suas perspectivas pessoais e anseios coletivos. O assunto discutido exaustivamente, ressaltou a importância de não somente conhecermos nossos sonhos, mas termos ciência das dificuldades e entraves na sua realização. Dentre os recursos utilizados, os filmes motivacionais, tiveram a intenção explicita de demostrar que os desafios estão presente na vida de todos nós, mas que é necessário ter determinação e traçar metas para alcançarmos nossos objetivos.





      Vários professores usaram do relato de sua vida, como recurso para ilustrar sua aula. Dinâmicas utilizando balões, como a  "proteja seu sonho", Capsulas do tempo, redações, documentários, formulários com diagnósticos sócio-econômico, textos, pactos de convivência e conversa informal foram recursos que ajudaram a elucidar a construção da árvore.










      Cada turma construiu sua árvore de forma muito criativa e o resultado da avaliação foi muito positivo. Sendo possível analisar junto com os alunos  suas expectativas profissionais, mostrando as oportunidades existentes atualmente, para um aluno cursar o Ensino Superior. Assuntos relacionados ao ENEM, PROUNI, SISU e FIES foram discutidos em sala de aula. Como também os relacionadas aos Cursos Técnicos e o Empreendedorismo.  Lembramos aos nossos alunos que dentro do prédio CE Padre Mello, funciona o CEDERJ, uma oportunidade de prosseguir os estudos, numa Instituição com ensino de qualidade,  dentro de nossa cidade, com cursos inteiramente gratuitos.
      Os professores puderam perceber a quantidade de dúvidas que nossos alunos possuem e o quanto as informações são necessárias para que esses sonhos tornem realidade.









      






Os servidores do CE Padre Mello também compartilharam seus sonhos com a comunidade escolar .



0 comentários:

Total de visualizações

Colégio Estadual Padre Mello

  • Av. Gov. Roberto SIlveira, 578 - Centro
  • Bom Jesus do Itabapoana, RJ
  • Ensino Fundamental 2º segmento
  • Ensino Médio
Tecnologia do Blogger.

Arquivo do Blog

Procure o Blog