SEMANA PEDAGÓGICA - 1º ENCONTRO
O primeiro encontro da Equipe Pedagógica do CE Padre Mello , no ano de 2017, foi realizado na Sala da Coordenação Pedagógica, no dia 30 de janeiro. Neste Encontro o diretor Alexandro Cunha , trouxe um convidado muito querido para Equipe, o professor João Paulo, diretor do CIEP 263 Lina Bo Bardi, que veio compartilhar suas ações de sucesso como gestor.Neste Encontro foram discutidos os seguintes assuntos:
Ø A função da Equipe Pedagógica dentro de uma Escola. Atenção
ao Planejamento, Controle e Avaliação. Não é possível apenas controlar sem que
haja um planejamento...é necessário aplicar o PDCA em todas ações da Equipe Pedagógica. Para Avaliação do
trabalho Pedagógico torna-se necessário pelo ao menos 2 horas de reunião de
alinhamento semanal com toda Equipe da Coordenação Pedagógica.
Ø A Necessidade de verificar o perfil dos Membros da Equipe
Pedagógica em seguida elaborar o Quadro
de Distribuição de Tarefas.
Ø A urgência em otimizar
o ambiente de Planejamento do professor. O ideal seria ter uma mesa redonda, também é necessário ter
em mãos os instrumentos de trabalho Plano
de Curso, Currículo Mínimo, Livro Didático.
Ø A Necessidade de ter
um Diário de Bordo, acessível a
todos os membros da Equipe Pedagógica.
Ø A importância de elaborar um livro de Protocolo para anotar todos os documentos, provas, e
papéis recebidos dos professores.
Ø A importância de padronizar as avalições de um mesmo
ano/série. Por exemplo: a avaliação de História da 801, 802 e 803 precisam
ser iguais. Para que isso aconteça , é necessário que haja uma integração dos
professores da mesma área.
Ø Os três instrumentos de
avaliação e suas pontuações, serem
discutidos na reunião de planejamento, onde poderemos definir os valores para a
Avaliação de sala de aula, a avaliação do simulado, a avaliação dos aspectos
qualitativos e avaliação formal , prova.
Ø Os critérios da
avaliação qualitativa , devem ser bem claros e
de conhecimento de alunos pais e ou responsáveis.
Ø Uma nota unificada para o simulado, todas disciplinas são
somadas e feito uma média com apenas um conceito.
Ø Modelo de tratamento da Dependência (Progressão Parcial) do
CIEP 263.O professor que deixou seu aluno de dependência, será responsável por
ministrar três aulas anuais para o aluno e no mês de outubro é estipulada uma
data para o dia “D” Onde haverá um
provão de dependência para todos os alunos.
Ø Para avaliar o aluno de dependência usam também o FLUBAROO ( ferramenta que permite corrigir provas automaticamente)
Ø Elaboração do Quadro
de distribuição de tarefas, na equipe pedagógica.
Ø Uso do Kanban.
0 comentários:
Postar um comentário