APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS DO 1º SAERJINHO DE 2015
Essa frase em destaque norteou a reunião de apropriação dos resultados
do SAERJINHO, na sala de matemática do CE Padre Mello, o diretor geral Sandro Cunha ,iniciou a reunião com o vídeo motivacional e assim como a palestrante
que passou sua mensagem de incentivo aos profissionais da educação,ressaltou que precisamos mais do nunca achar o profissional que gosta de
ensinar, que faça com que seu aluno sinta-se um campeão.
Após corrigir todas as provas do Saerjinho 9º
ano, analisar todos os itens, verificando no caderno de resposta do aluno, como
o aluno chegou aquela resposta, sendo certa ou errada.Sandro ,
produziu os gráficos por turma. Apresentou para grupo de professores presentes que comentaram as respostas dos alunos , a equipe então procurava entender como o aluno chegou a aquela
resposta,se realmente se apropriaram do conhecimento, ou se foi no "chute". Discutiram o que será preciso ser trabalhado para recuperar os conteúdos previstos nos descritores. Através da análise minuciosa do SAERJINHO detectamos o que ainda preciso ser feito para melhorar os resultados.
Os professores se surpreenderam com os
resultados das turmas, alguns foram inesperados.Sandro enfatizou a
importância da leitura, o quanto precisamos fazer nossos alunos lerem mais. Os erros
mais freqüentes estavam sendo cometidos, pela falta de um vocabulário mais
rico, nossos alunos erram questões simples, porque não entendem o sentido de
algumas palavras. Essa falha na educação só será corrigida com o incentivo à
leitura. Será uma preocupação não somente dos professores de Língua Portuguesa,
mas sim de todas as disciplinas. A professora matemática ,Júcia, relatou que um
aluno perguntou o significado da palavra ressarcir, ela disse que seria o mesmo
que indenizar, e o aluno respondeu que continuava sem entender. Júcia precisou
explicar detalhadamente. Questões de matemática, não são resolvidas, não pelo
fato do professor não ter trabalhado aquele descritor, mas sim porque os alunos
não interpretam o que lêem. Ressaltou a professora.
Sandro lembrou que ainda este ano teremos que implementar com urgência o projeto de leitura baseado nas notícias da atualidade, para que possamos fazer o aluno do CE Padre Mello venha interagir com os meios de comunicação e não somente com redes sociais.Precisamos fazer com que o nosso aluno leia jornais , assista um noticiário.Se ele não faz isso em casa , temos que
trazer estas informações para dentro do Colégio.
O SAERJINHO analisado foi o do 9º ano Português e Matemática.Estavam presentes professores de Química, Geografia , Física e demais disciplinas. A importância do envolvimento de todos os professores na avaliação externa é de justamente analisar o quanto é importante avaliarmos nosso trabalho, refletir o que estamos produzindo em termos de educação e como as diversas disciplinas se interagem e se complementam para que nosso produto final possa ter excelência, ou seja que a qualidade da educação no Colégio Estadual Padre Mello faça a diferença.
1 comentários:
Muito bom!
Postar um comentário